Bloqueio emocional: como o coaching pode te ajudar

bloqueio emocional

Entenda o que é bloqueio emocional e como isso pode afetar sua forma de agir.

Muitas pessoas já passaram por situações como medo de fracassar, receio de ser rejeitado, temor de ser exposto, pavor de falar em público ou de resolver problemas sozinhos. Nessas situações, é comum que a pessoa deixe de atuar, trave e se negue a fazer a ação.

E o que todas essas situações têm em comum?

Todas elas são exemplos de bloqueio emocional, que nada mais é do que um mecanismo de defesa. Nesses casos, o seu próprio inconsciente não te deixa voltar à situação que te fez mal.

É uma tentativa da mente de evitar que você sofra novamente!

O problema maior é que a situação continua existindo e você precisa sair dela. Como agir então? Primeiro, vamos entender a origem do bloqueio emocional.

Entendendo o bloqueio emocional

Quando ainda bebês, nós recebemos estímulos e reagimos a eles. As respostas podem ser para se proteger ou para suprir uma necessidade, entre tantas outras. Essas reações são desencadeadas tanto pelas nossas emoções como pela nossa razão.

Assim surgem as nossas experiências, que geram também um padrão de comportamento, influenciado pela nossa interação com outras pessoas, com a vida e com o mundo ao nosso redor.

Cada pessoa, então, dá um sentido pra aquilo que ela vivencia e isso gera a construção desse comportamento. Isso molda também a forma como ela vai responder a determinadas situações que a confrontem com essa experiência e essas dores.

Como o bloqueio emocional se manifesta

É comum que sentimentos de inferioridade estejam presentes nos momentos de bloqueio emocional.

Quem tem medo de fracassar evita participar de ações de sucesso e que a evidenciem, por exemplo. Já quem tem medo de exposição pode deixar de ir a locais onde ela possa ser o centro das atenções.

Em algumas situações, o corpo também pode se manifestar. Dor de barriga, dor de cabeça e dores no corpo são alguns sintomas que podem aparecer nesses momentos. Isso é resultado do bloqueio emocional, impedindo e limitando sua ação diante daquela situação que sua mente entende como dolorosa.

A mente é um grande determinante na vida das pessoas. Por isso, é preciso que, antes de tudo, a própria pessoa queira mudar essa situação e esteja disposta a olhar para esse bloqueio emocional e se conscientizar. Depois, o próximo passo é procurar a ajuda de um especialista.

Como o coaching pode me ajudar a superar o bloqueio emocional?

A primeira coisa é que o coaching pode te ajudar a identificar os bloqueadores emocionais e como eles afetam suas ações e seu emocional.

O segundo passo é fazer um processo de ressignificação e desenvolver ações e pensamentos que gerem resultados diferentes das experiências negativas que você teve.

O coaching é um processo efetivo e de sucesso, que vai te ajudar a identificar as crenças limitantes que vieram de alguma experiência vivida.

Assim, cada pessoa passa por um processo de autoconhecimento para se conhecer melhor e fazer uma análise de si mesmo. Depois, o coaching pode ajudar também a criar estratégias para diminuir ou até eliminar esses bloqueios.

O mais importante nesses casos é não esperar até que o bloqueio emocional te prejudique de alguma forma, como profissionalmente, por exemplo, para procurar ajuda!

Viva Desenvolvimento Humano – A ajuda que você precisa para lidar com as suas limitações! Conheça nosso trabalho e saiba como podemos te ajudar.