
Qual óculos você usa? Dicas para mudar a forma como você enxerga o mundo
junho 7, 2017
[Guia rápido] Como responder as 4 perguntas mais comuns em entrevistas
agosto 3, 2017Equilíbrio emocional no trabalho está bastante ligado ao autoconhecimento
Com certeza você já passou por uma situação como essa: num dia normal de trabalho, você de repente recebe uma notícia – boa ou ruim – e não consegue mais se concentrar pelo resto do dia. Se identificou? Situações assim são mais comuns do que a gente imagina! É por isso que o equilíbrio emocional no trabalho é hoje um dos requisitos mais procurados pelas empresas.
Qual é o segredo então para conseguir controlar as suas emoções?
A Viva te ajuda! Olha só as 3 dicas essenciais para ter equilíbrio emocional no trabalho que a gente separou para você:
-
Dica de ouro: se conheça!
Para saber como lidar com emoções que afetam seu dia a dia, você precisa antes de tudo se conhecer! Anote num papel: em quais situações você deixa o estress tomar conta? Que tipo de situação deixa as suas emoções à flor da pele?
Sabendo quais situações sempre te fazem perder a calma, é mais fácil também descobrir como controlá-las.
Outro item importante também é tentar descobrir se essas situações podem ter alguma relação com algo fora do trabalho. Você tem alguma situação familiar estressante que sempre vem à tona no trabalho? Então é hora de trabalhar para resolver isso!
-
Faça atividades de relaxamento e liberação
É comum dizer que um corpo saudável leva a uma mente saudável também, não é? Por isso, praticar atividades físicas é uma ótima forma de ajudar a balancear suas emoções. Sabe por que?
Quando a gente se exercita, liberamos substâncias que dão a sensação de felicidade, bem-estar e satisfação. Por isso, ao ficar estressado, ao invés de descontar no trabalho – ou num colega – que tal liberar isso com uma corrida?
É muito mais positivo e ainda contribui para a sua saúde!
Se você não gosta de nenhuma atividade física específica, pode tentar também a meditação, por exemplo. Ela ajuda a trazer mais tranquilidade e calma e pode ainda eliminar sensações de angústia que você possa estar sentindo.
-
Tenha um acompanhamento profissional
O ambiente competitivo exige muito dos profissionais! Além das longas jornadas de trabalho, constantes tensões e problemas, o ritmo é sempre acelerado.
As empresa querem então pessoas capazes de lidar com pressões, que não deixem se abalar com ambientes ruins, que saibam se relacionar e se motivar sozinhas. Ufa! Muitas vezes desenvolver todas essas habilidades pode ser realmente um grande desafio.
O que fazer então?
Procure a ajuda de um profissional!
O coaching é um exemplo de processo que te ajuda a se descobrir, identificar seus pontos fracos, seus pontos fortes, a origem deles e como trabalhar para melhorar cada um.
–> Como funciona o processo da Viva?
No caso da Viva, usamos alguns métodos como a Roda da Vida, que ajuda a descobrir o que está em desequilíbrio na vida da pessoa. Essa ferramenta é uma ótima oportunidade para que a pessoa se descubra e consiga identificar aspectos da vida dela que estão sendo deixados de lado.
Quer fazer uma análise gratuita? Acesse aqui agora.