3 dicas essenciais para ter equilíbrio emocional no trabalho

equilíbrio emocional no trabalho

Equilíbrio emocional no trabalho está bastante ligado ao autoconhecimento

Com certeza você já passou por uma situação como essa: num dia normal de trabalho, você de repente recebe uma notícia – boa ou ruim – e não consegue mais se concentrar pelo resto do dia. Se identificou? Situações assim são mais comuns do que a gente imagina! É por isso que o equilíbrio emocional no trabalho é hoje um dos requisitos mais procurados pelas empresas.

Qual é o segredo então para conseguir controlar as suas emoções?

A Viva te ajuda! Olha só as 3 dicas essenciais para ter equilíbrio emocional no trabalho que a gente separou para você:

  • Dica de ouro: se conheça!

Para saber como lidar com emoções que afetam seu dia a dia, você precisa antes de tudo se conhecer! Anote num papel: em quais situações você deixa o estress tomar conta? Que tipo de situação deixa as suas emoções à flor da pele?

Sabendo quais situações sempre te fazem perder a calma, é mais fácil também descobrir como controlá-las.

Outro item importante também é tentar descobrir se essas situações podem ter alguma relação com algo fora do trabalho. Você tem alguma situação familiar estressante que sempre vem à tona no trabalho? Então é hora de trabalhar para resolver isso!

  • Faça atividades de relaxamento e liberação

É comum dizer que um corpo saudável leva a uma mente saudável também, não é? Por isso, praticar atividades físicas é uma ótima forma de ajudar a balancear suas emoções. Sabe por que?

Quando a gente se exercita, liberamos substâncias que dão a sensação de felicidade, bem-estar e satisfação. Por isso, ao ficar estressado, ao invés de descontar no trabalho – ou num colega – que tal liberar isso com uma corrida?

É muito mais positivo e ainda contribui para a sua saúde!

Se você não gosta de nenhuma atividade física específica, pode tentar também a meditação, por exemplo. Ela ajuda a trazer mais tranquilidade e calma e pode ainda eliminar sensações de angústia que você possa estar sentindo.

materiais

  • Tenha um acompanhamento profissional

O ambiente competitivo exige muito dos profissionais! Além das longas jornadas de trabalho, constantes tensões e problemas, o ritmo é sempre acelerado.

As empresa querem então pessoas capazes de lidar com pressões, que não deixem se abalar com ambientes ruins, que saibam se relacionar e se motivar sozinhas. Ufa! Muitas vezes desenvolver todas essas habilidades pode ser realmente um grande desafio.

O que fazer então?

Procure a ajuda de um profissional!

O coaching é um exemplo de processo que te ajuda a se descobrir, identificar seus pontos fracos, seus pontos fortes, a origem deles e como trabalhar para melhorar cada um.

–> Como funciona o processo da Viva?

No caso da Viva, usamos alguns métodos como a Roda da Vida, que ajuda a descobrir o que está em desequilíbrio na vida da pessoa. Essa ferramenta é uma ótima oportunidade para que a pessoa se descubra e consiga identificar aspectos da vida dela que estão sendo deixados de lado.

Quer fazer uma análise gratuita? Acesse aqui agora.