Espírito de Liderança: Aprenda a desenvolver

espírito de liderança

Confira nossas dicas valiosas para desenvolver seu Espírito de Liderança!

Você acredita que liderança nasce com as pessoas ou pode ser desenvolvida? Quando se fala em espírito de liderança, o que vem à sua cabeça?

Ser líder nos dias atuais não é apenas olhar para os números e resultados da empresa. A era industrial em que os trabalhadores faziam apenas uma fatia do produto final, passavam o dia todo fazendo a mesma coisa e em que o empregador não tinha interesse em olhar para o lado humano, acabou há muito tempo!

Ser líder é inspirar a equipe para que cada pessoa possa usar seus talentos próprios na potencialidade máxima e aproveitar essa oportunidade para trazer mais resultados positivos para a companhia.

Ter espírito de liderança é exercitar a mente para trazer maior produtividade para empresa e time. É liderar pelo exemplo, é mobilizar e sensibilizar a equipe rumo a um objetivo maior!

Muitos acreditam que quem não nasce líder nunca poderá ser líder, mas assim como qualquer competência, essa também pode ser desenvolvida.

Como essa é uma qualidade muito almejada nas organizações, parar para refletir se ela existe em você é muito importante.

Desenvolvendo Espírito de Liderança

Você pode buscar cursos e treinamentos de liderança, porém, se você não exercitar isso no seu dia a dia, nada mudará. Novas habilidades se tornam presentes na vida das pessoas quando elas fazem parte de uma rotina e quando são colocadas em prática.

Você já deve ter tido algum líder que lhe inspirou muito. Agora se você lembrar como ele era, você irá perceber que ele era proativo e não esperava que o mandassem fazer algo. Pelo contrário, ele sempre estava à frente, não é verdade?

Sugeria ideias, ações, novas formas de trabalhar e pensava em diferentes alternativas diante de algum problema. Caso você não identifique que possua esse perfil, já é um bom começo, pois a grande sacada é identificar o que falta em você para fazer nascer o espírito de liderança.

espírito de liderança

Pense que quem está à frente de uma equipe é um profissional capaz de lidar com adversidades e propor soluções.

Identificar quais são as suas motivações e desmotivações é super necessário, pois, por exemplo, se você reconhecer que certos tipos de perfis de pessoas fazem você perder a paciência e você fica intolerante, isso pode te impossibilitar de desenvolvê-las.

Identificar as motivações dos integrantes de sua equipe é necessário.

Você poderá usar esse motivador como propulsor da performance de cada membro da equipe.

Por exemplo, você identifica que o que é motivador para um membro do seu time é compartilhar conhecimento.Sendo assim, você pode colocar esse colaborador para treinar novos membros da equipe para valorizar o talento dele e fazê-lo se sentir motivado, porque ele se sentirá importante e isso afetará positivamente o desempenho dele nas demais tarefas.

Dicas especiais da Viva Desenvolvimento Humano

É extremamente importante saber se comunicar! Um líder precisa saber como passar as informações para a equipe, seja na hora negativa ou positiva. O líder é o espelho da equipe. Por isso, manter a comunicação coesa e clara só trará bons frutos para a empresa.

A comunicação não é apenas conversar, transmitir uma mensagem. Comunicação é a capacidade de ouvir, e no caso do gestor, ouvir o que a equipe tem a dizer é fundamental, além de ser uma boa maneira de valorizar o liderado. Quem não é ouvido não se sente integrante daquilo que faz parte.

Sabe aquela história de “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho é caminho”?

Pois é, por isso que um bom líder precisa de um bom planejamento, pois assim ele conseguirá alinhar com a equipe o que estão querendo atingir, quais são as metas, qual o propósito do trabalho. Inclusive conseguirá fazer uma boa gestão de aproveitamento de talentos e evitará retrabalho.

Com planejamento é possível traçar as ações para alcançar os resultados desejados.

Espírito de liderança é liderar pelo exemplo. Inspirar as pessoas faz com que elas lhe sigam sem esforço e que façam até as tarefas mais chatas porque você conta com elas. Aqui não existe autoritarismo e sim compartilhamento, parceria.

Quer desenvolver seu espírito de liderança? Conte com a Viva! Vamos te ajudar a encontrar os melhores caminhos para seu objetivo.