emoções no trabalho

Todos nós precisamos aprender a lidar com emoções no trabalho! Entenda como.

Somos o que somos em qualquer lugar! Jung, Psicólogo Analítico, já falava sobre os papéis sociais que exercemos. Porém uma coisa é fato: não desassociamos o nosso emocional desses papéis.

Então, você tem determinadas emoções na vida pessoal, social, profissional. A diferença é que, quando você tiver que exercer o papel profissional, as suas atitudes se adequarão ao ambiente de trabalho e suas emoções também acompanharão sua postura.

Ninguém é de ferro. Existem situações dentro da empresa com colegas, chefes e clientes internos que lhe colocam no limite de algumas emoções. O tempo inteiro você está inserido em um ambiente com estímulos emocionais que se confrontam com o seu estado emocional. Você, por exemplo, sabe que ser injustiçado poderá lhe causar uma instabilidade emocional. Com isso você não terá motivação e ânimo para fazer algo além do que lhe foi solicitado. Ou ainda que naquele determinado momento, se seu gestor lhe pedir uma atividade, você não contribuirá adequadamente. Isso vai acontecer justamente porque não se sentiu valorizado, lhe causando tristeza.

É importante ressaltar que as emoções são responsáveis pelos comportamentos e que são cultivadas pelos pensamentos positivos ou negativos.

O que estamos querendo dizer é que cada um recebe fatos, informações e atitudes de maneiras diferentes, e sentem de determinada maneira esses estímulos. Sendo assim, o que diferencia uma pessoa da outra é como cada uma recebe tudo isso e a forma como lida com cada situação.

Dicas para lidar com emoções no trabalho

No ambiente de trabalho é comum ter contato com frustrações, impotência, ansiedade, nervosismo, intolerância e raiva. O tempo todo, a competitividade empresarial, a urgência das entregas, a necessidade de trazer resultados e a pressão testam a forma como você gerencia seus comportamentos.

Ter muito claro que é necessário se autoconhecer para identificar quando algo vai lhe tirar do eixo é fundamental. Não guardar para si emoções negativas e deixar acumular para explodir a qualquer momento é outra dica. Sabe aquele último pingo d’água que faltava? Nunca deixe isso acontecer. O ideal é saber transmitir a mensagem, mesmo que não agradável, de maneira clara, com fatos e sem direcionar às pessoas.

Quando você conhece suas limitações, você passa a pensar em ações preventivas e que te movimentem para o foco final.

Uma coisa muito interessante é perceber que as reclamações e o clima de “estou sendo injustiçado” só irão aumentar a emoção negativa que você já sentiu e fazer com que você fique estacionado no mesmo lugar.

Quando você observa que algo lhe afetou, que você se sentiu injustiçado, é necessário mudar o mindset (forma de pensar) para que você comece a caminhar rumo à sua inteligência emocional. Isso é essencial para lidar com emoções no trabalho e também em qualquer situação externa!

Para lidar com emoções no trabalho e na vida

Sabe o que é o melhor de tudo?

Saber que todas as pessoas têm seus altos e baixos. Elas se desestabilizam e se sente fragilizadas. A questão é que algumas agem impulsivamente diante do problema e têm uma atuação negativa profissional. Já outras escutam, recebem a informação, se acalmam para depois definir a melhor estratégia para solucionar aquilo.

Uma dica especial é: esfrie a cabeça antes de qualquer ação. Além disso, defina algum gatilho (algo que lhe ajude a lembrar que você precisa se acalmar) para “startar” esse novo comportamento. Esse gatilho pode ser usado em momentos em que você sabe que vai sair do eixo. Alguns exemplos são: olhar a foto de alguém que você gosta, beber um gole d’água, respirar, olhar para o relógio e contar 10 segundos. O legal é você encontrar aquilo que desvie o foco do nervosismo e lhe coloque em contato com a calma, para aí então solucionar o problema.

Viva Desenvolvimento Humano – Autodesenvolvimento gera inteligência emocional!

Os hábitos (sejam bons ou ruins) estão presentes em nosso dia a dia. Então, se você não parar para observar quais deles estão contribuindo para o seu sucesso, você continuará com os mesmos comportamentos que não te levam para o sucesso profissional que tanto deseja.

Pessoas de sucesso aprendem com os erros, tiram aprendizados até nas horas de lazer, recarregam a energia, estão sempre cuidando de si, são positivas, andam ao lado de pessoas de sucesso, trabalham duro e não desistem!

A Viva pode te ajudar a identificar os hábitos que te aprisionam e o impedem de deslanchar profissionalmente. Também podemos te ajudar a se desenvolver e gerar hábitos para que você consiga se autodesenvolver e elevar a sua inteligência emocional.

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