Está infeliz no trabalho? Então você deveria começar a mudar isso agora.

infeliz no trabalho

Estar infeliz no trabalho é uma situação mais comum do que a gente imagina. Nem sempre é fácil identificar que você está sentindo isso e muito menos saber como mudar, não é mesmo?

Se sentir infeliz no trabalho é algo muito sério, porque pode impactar nas outras áreas da vida e colocar a pessoa em um ciclo de desânimo sem fim. O que fazer nesses casos então? Confira as dicas da Viva e, em especial, da nossa coach Marcia Ramires e comece a mudar essa situação!

Veja só:

1o passo – Descubra se você realmente está infeliz no trabalho!

O primeiro passo é olhar para alguns sinais de que você está infeliz no trabalho.

Alguns deles podem ser:

  • Falta de vontade de ir ao trabalho
  • Desânimo (aparentemente sem motivo) aos domingos
  • Você não se distrai no seu tempo livre
  • As coisas que antes te faziam feliz já não fazem mais
  • Você sente que vive no “piloto automático”

Pensar sobre esses pontos é uma forma de você se autoavaliar e olhar também para o seu momento atual. Será que você está no caminho certo?

Muitas vezes, você não consegue fazer isso sozinho. Nessa hora, procure ajuda! Converse com alguém próximo, um colega de trabalho que você tenha mais intimidade e também com um Coach de carreira.

Dica de Ouro da Márcia para você descobrir se está infeliz no trabalho: faça uma reflexão sobre os seus talentos e se eles estão sendo usados em seu dia a dia profissional. Veja o quanto eles estão presentes no seu dia, e o mais importante, o quanto eles estão preenchendo você mesmo de satisfação, orgulho e prazer. Será que eles estão alinhados com o que você faz hoje?

2o passo – Como começar a mudar?

Pronto, você identificou que realmente está infeliz no trabalho?

Muito bem, esse já é um grande passo!

O que fazer depois disso então?

Você pode começar por mudanças simples e práticas, que não demandam nada drástico!

  • Sua infelicidade pode estar relacionada a algo em você?

Reflita bastante sobre suas características e como você as usa no trabalho. Muitas vezes, você pode estar fazendo algo que está minando suas chances de crescer, por exemplo, ou de ter um relacionamento melhor com o seu chefe. Esse pode ser um dos pontos que faz com que você se sinta infeliz no trabalho, sabia?

  • Converse com seu chefe!

Todo mundo gosta de crescer, não é mesmo? Se você sente que não está evoluindo no seu trabalho, isso com certeza pode estar desencadeando sua infelicidade. Que tal conversar com seu chefe e descobrir como ser mais proativo, por exemplo, ou o que você poderia fazer ali dentro da empresa que seria desafiador para você?

  • Avalie: você está pronto para mudar de trabalho?

Antes de jogar tudo para o alto, é importante que você pense se realmente está pronto para novos desafios. Muitas vezes, sua infelicidade tem alguma fonte específica e se você melhorá-las, já é o suficiente.

Já em outros casos, o motivo de você estar infeliz no trabalho é irreparável. Você vai ter mesmo que fazer uma mudança drástica. Mas não faça nada sem pensar!

Pense no que você precisa fazer para mudar: se atualizar e fazer algum curso? Se preparar para possíveis entrevistas? Você tem condições de se sustentar durante o período de transição entre empregos?

É muito importante saber responder essas perguntas e ter certeza de que está fazendo tudo da melhor forma para você!

  • Consulte um especialista

Em períodos de transição, é muito importante ter algum profissional ao seu lado. É ele que vai te ajudar em todo esse processo, te auxiliar na sua autoavaliação e no autoconhecimento e ajudar você a preparar um plano de ação!

Um Coach de carreira vai traçar junto com você uma direção para você seguir e, o mais importante, como seguir.

Dica da Marcia: Sabe aquela história de pessoas que mudaram de emprego por estarem infelizes e de repente estão infelizes de novo no outro emprego? Pois é, não adianta mudar de emprego se você não trabalhar aspectos em você que possam estar gerando essa infelicidade. É necessário antes de qualquer transição entender o que está levando você para essa mudança, se identificado que é algo em você, não adianta mudar, porque o que você precisa mexer vai estar com você nesse novo local.

Quer saber como você pode contar com a ajuda da Marcia para deixar de estar infeliz no trabalho?

materiais