Como funciona a Roda da Vida: tudo o que você sempre quis saber sobre essa ferramenta

Roda da Vida

A Roda da Vida é uma das ferramentas mais conhecidas e usadas nos processos de coaching. Sabe por que? Porque ela é uma forma simples de você ter uma visão geral da sua vida, o que vai bem e o que vai mal. E isso é muito importante, não é mesmo?

Mas como funciona a Roda da Vida exatamente? A Viva te explica!

  • Como surgiu a Roda da Vida

A Roda da Vida surgiu há milhares de anos com o povo Hindu.

O que eles pensaram para criar essa ferramenta foi o seguinte:

A felicidade de uma pessoa não depende somente de uma coisa que dá certo, mas de uma combinação de vários fatores, não é mesmo? Assim, imagina só se a gente conseguisse ter um sistema para ver cada parte importante da nossa vida (e quais estão boas ou não?).

Assim, eles criaram essa roda, que hoje em dia se aproxima do formato de um gráfico de pizza, e é dividida em várias partes. Podem ser 8, 10 ou até 12 partes, dependendo do foco da roda.

Cada parte representa um aspecto importante da vida, como família, relacionamentos, saúde, vida social, vida financeira, espiritualidade, carreira, lazer.

  • Como funciona a Roda da Vida

Ao fazer esse processo, o coachee faz uma reflexão sobre a importância de cada uma dessas partes.

Depois desse momento, ele vai preencher a roda, dando notas de 1 a 10 para cada setor. O 1 representaria que aquele aspecto da vida vai mal (você está desempregado, por exemplo) e o 10 aquilo que vai bem (você está no seu emprego dos sonhos, como exemplo).

No final, o coachee vai ter preenchido todas as partes de acordo com sua reflexão e vai ter em suas mãos um mapa bem visual da sua vida!

  • O que ela te mostra

Então depois de preencher a roda, o que você pode tirar de conclusão?

O desequilíbrio é uma das coisas que mais pode gerar frustrações, medos, angústias, enfim, uma série de sentimentos ruins.

É por isso que a Roda da Vida é tão importante!

Ela vai poder te mostrar de forma bem simples e visual da onde vem esse desequilíbrio.

Sua vida profissional vai bem, mas sua relação com a família está mal? Então como será que esse desequilíbrio está te afetando?

De forma bem prática, você consegue trabalhar com mais dedicação nessas áreas que precisam. Você consegue desenvolver seus comportamentos e mudar para melhor!

  • Quero me desenvolver. Só a Roda da Vida basta?

A Roda da Vida é uma ferramenta excelente para fazer uma avaliação pessoal, rápida e simples.

No entanto, só ela não basta!

É essencial que, após usar essa ferramenta, você dê continuidade ao processo de coaching. É ele que vai dar o próximo passo com você, fazendo uma análise mais profunda e ajudando você com metas práticas.

Por isso, invista no seu desenvolvimento e sempre continue o caminho que você começou!

Sabe como a Viva pode te ajudar com isso? Que tal bater um papo com a nossa coach Marcia Ramires para descobrir? Converse com ela agora, é só acessar.

materiais