
Coaching individual ou Coaching em grupo: saiba qual é o melhor para você
junho 6, 2017
O efeito do “não” no ambiente de trabalho
junho 6, 2017Entenda o que é a insegurança emocional e aprenda a lidar com ela!
Insegurança emocional é uma palavra que sempre estará presente na vida de qualquer pessoa. Ela chega a ser normal no dia a dia, desde que não impeça a pessoa de agir. No entanto, muitas pessoas pensam somente no seu aspecto negativo.
Mas, assim como o medo, ela é capaz de assumir outras formas e mobilizar a pessoa para ação.
Ao pensar sobre isso, devemos considerar que ninguém é 100% seguro. Ao viajar para um país novo, por exemplo, tudo é diferente: língua, comida, lugares. A pessoa não conhece esse país e, consequentemente, se sente insegura. No entanto, ela não deixa de viajar, porque ela tem um propósito maior, e, assim, passa a conhecer esse novo lugar e se munir de segurança.
Mas por que a insegurança emocional pode ser tão negativa?
A insegurança emocional é um sentimento que traz consigo a sensação de incapacidade. Com ela, a pessoa sente que não vai conseguir atingir objetivos e, consequentemente, ela vai achar que não merece ser valorizada por algo conquistado. Ela passa então a se cobrar um desempenho melhor. Em paralelo surgem outros sentimentos como medo, frustração, tristeza e rejeição.
A pessoa que se sente insegura acredita que tudo o que os outros fazem sempre é superior!
Como surge a insegurança?
A insegurança acontece principalmente por fatos que traumatizaram algum momento da sua vida. Esse sentimento faz parte da formação do psiquismo e está totalmente relacionado com as satisfações e frustrações vividas ao longo da vida.
Os estímulos recebidos durante a infância e as experiências da vida adulta também interferem nesses sentimentos.
Um exemplo disso é durante a vida escolar: a criança se esforça para tirar uma nota boa. No entanto, por algum motivo, ela tira nota vermelha. Os pais, no intuito de educar, acabam por castigar a criança, para que ela aprenda e se dedique mais na próxima prova.
Assim, essa criança vai se sentir frustrada, com raiva e desmotivada, porque seus motivos para essa nota baixa não foram ouvidos. A partir daí, a insegurança se estabelece e, por mais que essa criança estude, ela não vai se sentir autoconfiante para ir bem em outra prova.
É possível tratar a insegurança emocional?
Tratar a insegurança emocional exige um processo de autoconhecimento e identificação da sua origem. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse desenvolvimento:
-
Trabalhe a sua autoestima
O primeiro passo é tomar consciência de que sua estima está baixa. Por isso, analise como você se enxerga, reconheça suas competências, suas fragilidades e se você é capaz de gostar de quem é você.
-
Revisite seus objetivos e suas crenças
Defina os objetivos que você já traçou na sua vida, na sua carreira e veja se eles foram atingidos. Identifique também quantos sonhos você deixou de realizar por medo e por não se sentir capaz.
Depois deste exercício, perceba quais foram os pensamentos que te limitaram e tente se lembrar de onde essas crenças limitantes nasceram. Este exercício vai te ajudar a enxergar melhor essa insegurança que está limitando a sua força de vontade a alcançar objetivos maiores.
-
Relembre objetivos conquistados
Após listar os objetivos não atingidos, é a vez de enumerar quais foram aqueles que você alcançou. Pergunte-se se eles foram atingidos totalmente e como você se sentiu quando os alcançou.
-
Desenvolva autoconhecimento
Outro passo importante é olhar para dentro de você e admitir quais são seus pontos fortes e fracos. Saber reconhecer o que você faz bem e o que não faz tão bem ajuda no autodesenvolvimento. Além disso, isso é importante para identificar quais são as suas melhores qualidades e saber usá-las a seu favor.
Se precisar de ajuda, baixe nosso e-book “Aprenda a usar seus pontos fortes e fracos a seu favor”.
-
E o mais importante, comemore suas conquistas!
É importante lembrar que cada pessoa só consegue doar aquilo que tem. Por isso, vibre com cada conquista já alcançada até aqui e lembre-se do poder da gratidão!
Assim, este será um começo para que sua mente internalize que você pode sim conquistar objetivos e, aos poucos, você sentirá a insegurança se transformando em segurança.
Conte sempre com ajuda profissional
O coaching é uma ferramenta que pode lhe ajudar a se autoconhecer e identificar os pontos fracos, entendendo como eles estão afetando a sua segurança e o alcance de seus objetivos. A insegurança será em breve a segurança que você precisa! Entre em contato com a Viva.