O efeito do “não” no ambiente de trabalho

efeito do "não"

Você tem ideia de qual é o efeito do não no ambiente de trabalho?

É muito comum ouvir dizer que as palavras têm poder. E isso é verdade! Principalmente para alguns termos, como o “não”, que na maioria das vezes é mal interpretado.

Embora o “não” seja utilizado como negação, ele também é responsável por lições de aprendizado.

Pegando como exemplo a infância, podemos imaginar como seria se nossos pais tivessem nos deixado fazer tudo o que gostaríamos de ter feito. Talvez naquele momento nos sentiríamos realizados. Ao mesmo tempo, hoje, não seríamos quem somos.

Por que isso acontece? Porque o aprendizado, amadurecimento e enriquecimento do ser humano acontece através dos “nãos” que se recebe.

O efeito do “não” está bastante ligado à resiliência

A resiliência é uma forma de entender o efeito do “não” e transformá-lo em vontade de aprimoramento e de desenvolvimento.

A resiliência é ativada quando, por exemplo, você está imerso em um momento da sua vida, tenta evoluir e entregar algo esperado, mas para algumas pessoas ainda não é suficiente.

O entendimento de que não foi suficiente e de que é preciso melhorar é o que chamamos de resiliência.

O efeito do “não” no ambiente de trabalho

Na vida profissional, o efeito do “não” também tem essa mesma perspectiva.

Você certamente se lembra do primeiro “não” que recebeu ao iniciar a busca pelo primeiro emprego. Até conseguir a primeira vaga, você recebeu diversos “nãos” dolorosos, ainda mais se eles vêm acompanhados de feedbacks sobre os motivos que te eliminaram da vaga.

Ao ouvir um “não”, é comum que a pessoa passe por uma espécie de “luto”, já que é natural ficar chateado por não ter conquistado o que desejava. Surgem também sentimentos paralelos, como a frustração e a impotência.

Esse período, no entanto, foi necessário para ter uma evolução, entender o que precisava melhorar e ajudar a criar mais maturidade.

Como dizer “não” no ambiente de trabalho?

Com a alta demanda por trabalho e pouco tempo que as pessoas normalmente têm, é preciso usar a resiliência constantemente.

Para que você dê conta de tudo e não fique sobrecarregado, é necessário então saber dizer “não” para o chefe e para colegas de trabalho.

Para conseguir entregar as tarefas solicitadas no prazo, é preciso eleger quais são as mais urgentes e quais são as que demandam mais tempo para elaborar. Por isso, algumas tarefas terão que ser recusadas em algum momento para que você priorize outras.

Assim, você perceberá que o efeito do “não” também pode ser bom e aprenderá como usá-lo de forma adequada e estratégica, de forma a tornar seu trabalho e sua vida melhores!

Você pode dizer “não” parecendo “sim”

Dentro do ambiente corporativo, existem pessoas com diferentes perfis. Para cada uma delas, é importante saber como dizer um “não”.

A principal dica é usar essa palavra acompanhada de uma sugestão. Assim, você pode impactar positivamente no aceitamento dessa palavra.

Para um cliente mais racional, por exemplo, ao adiar uma tarefa, você pode explicar com fatos e dados e negociar o prazo também. Dessa forma, você vai usando o não a seu favor e ele soará como um sim!

Se você está sem tempo no trabalho e precisa dizer “não” para algumas tarefas, baixe nosso e-book e aprenda a se planejar! Baixe agora “5 dicas para se destacar profissionalmente”