Coaching individual ou Coaching em grupo: saiba qual é o melhor para você

Entenda a diferença e escolha entre coaching individual ou coaching em grupo para se desenvolver.

O coaching vem crescendo cada vez mais como processo de desenvolvimento pessoal e profissional. Isso acontece porque ele pode ser muito poderoso para pessoas, profissionais e empresas que, além do desenvolvimento, buscam também autoconhecimento e o alcance de seus objetivos e sonhos.

Para se adaptar aos diferentes objetivos, estilos de vida e demandas pessoais, o processo de coaching tem adquirido diferentes formatos. Entre eles podemos citar o individual, o presencial e o online, além do processo em grupo.

Mas qual escolher? Coaching individual ou coaching em grupo?

A Viva explica melhor como cada um funciona:

– Coaching individual

O coaching individual é feito entre o profissional (Coach) e o cliente (coachee), de forma a estabelecer um objetivo ou um sonho. O trabalho é feito de maneira personalizada, atendendo às necessidades de cada cliente.

O trabalho é feito para identificar o momento atual da pessoa, os desejos, o objetivo aparente e a raiz da situação que tem causado problemas para ela. Nesse momento, é especificado o objetivo principal e começa assim o trabalho para transformar o sonho em realidade.

Nesse processo, são aplicadas ferramentas e técnicas cientificamente comprovadas e também uma  ferramenta de assessment. Esse método possibilita, além do autoconhecimento, o apoio durante todo o processo.

Ele permite ainda trabalhar melhor crenças limitantes e transformá-las em fortalecedoras, além de ajudar no desenvolvimento de ações de melhoria, gerar mais segurança e autoconfiança para buscar o objetivo e também contribuir para a identificação da missão de vida.

– Para quem é o coaching individual?

O coaching individual serve principalmente para quem está buscando ampliar sua visão sistêmica profissionalmente. Esse formato é o ideal para quem precisa aprender para a lidar com as dificuldades nos relacionamentos com colegas de trabalho ou até mesmo com o gestor, ou como lidar melhor com conflitos.

Se você quer se conhecer melhor, conseguir ampliar seus pontos fortes e minimizar pontos fracos que possam impedir o desenvolvimento da carreira, o coaching individual é a resposta.

Essa modalidade serve também para quem quer fazer um planejamento de transição profissional, para desenvolver a inteligência emocional ou para quem quer administrar melhor seu tempo no trabalho, trabalhar a liderança, entre outros.

– Coaching em grupo

O coaching em grupo tem um efeito tão significativo quanto o individual, com a diferença que ele agrega valor pelo poder e apoio social do grupo.

O processo é feito com um grupo de pessoas, os coachees, e o profissional, o Coach.

No coaching em grupo são aplicadas técnicas e ferramentas similares ao individual. A diferença é que a atuação está mais voltada ao coletivo, com foco em aspectos individuais.

Cada coachee pode ter um objetivo diferente. Uma pessoa pode querer, por exemplo, trabalhar a capacidade de delegar tarefas. Já outra deseja trabalhar a gestão de pessoas, enquanto outro quer mudar de carreira.

Todos esses objetivos podem ser trabalhados no grupo, pois o método aplicado na sessão grupal atende a todas as necessidades individuais e específicas de cada um.

Aqui, a troca de experiências é um dos aspectos mais ricos. Isso eleva o nível dos participantes e aumenta a visão do seu problema, além da realização do networking.

– Quais são os benefícios dessa modalidade?

Se você está em dúvida entre coaching individual ou coaching em grupo, saiba que as duas modalidades trarão benefícios para quem procura resultado. Tanto um como outro podem trazer:

  • Aumento da autoconfiança
  • Eliminação das barreiras que te impedem de alcançar seu objetivo
  • Trabalho nos valores e missão de vida
  • Identificação e intensificação dos pontos fortes e fracos
  • Trabalho no foco, planejamento, ação, melhoria contínua e ação
  • Promoção do crescimento pessoal e profissional
  • Eliminação de pensamentos negativos
  • Trabalho com sabotares e para sair da zona de conforto
  • Autoconhecimento
  • Empoderamento

Acha que o coaching pode ajudar na sua carreira? Olha só o que a Viva pode fazer por você!

A Viva acredita que ao olhar e identificar seus pontos de melhoria, cada pessoa pode impactar positivamente na vida de outras. Isso fará com que a pessoas se desenvolvam também e assim continua um ciclo que se perpetua.

Com o coaching, você consegue encontrar dentro de você os recursos necessários para alavancar suas competências e ser mais bem sucedido. Não espere os momentos ruins para procurar ajuda, entre em contato agora mesmo com a Viva!