
Posturas e gestos dizem muito sobre sua autoconfiança
maio 18, 2017
O que é autossabotagem?
maio 18, 2017Saiba como lidar com diferentes pontos de vista no trabalho!
Quem nunca teve uma conversa mais firme com um colega de trabalho por não concordar sobre determinado assunto? O ser humano é único e diferente ao mesmo tempo. Por isso cada um tem um ponto de vista diferente. Mas quem disse que ter pontos de vista diferentes é ruim?
Mostrar sua opinião e defendê-la, desde que esteja embasada em fatos consistentes, é importante e ajuda a construir bons resultados para projetos no trabalho. Além do que isso demonstra autoconfiança.
E como todo ambiente em que se tem muitas pessoas reunidas e buscando o mesmo interesse, é natural que haja pontos de vista diferentes (conflito de opiniões). Este conflito de opiniões é fundamental para que boas ideias surjam e se complementem com outras que não são tão boas assim. Mas nem sempre essa visão diferente é vista com bons olhos pelas pessoas que não estão abertas a entender o ponto de vista dos outros.
A palavra que vem na mente quando se pensa nisso é o respeito. Saber escutar, compreender e respeitar o ponto de vista do colega, tanto no trabalho quanto na vida pessoal é de extrema importância. Isso é relevante também principalmente quando se está elaborando um projeto, um plano de vida ou até mesmo se você estiver trocando ideias em uma roda de conversa.
Você pode crescer e aprender com essas opiniões diferentes!
Sabe aquela história de agregar valor? É bem por aí. O ser humano é como um beija flor (a comparação parece humilde, mas é verdade). O beija flor não beija as flores, mas, sim, as sugam para retirar o néctar, um líquido açucarado que está dentro delas. Para eles, é um alimento muito importante.
A troca de opiniões e o conflito de ideias nada mais são do que alimentos para a mente e para o desenvolvimento humano. A troca de opiniões auxilia no amadurecimento do ser humano na vida e no trabalho.
Viu como é importante a diferença no pensar e em expor este pensamento?
Sendo assim, quando há pessoas que impõem pontos de vista de maneira intransigente o ambiente se torna pesado, discussões aparecem e causam aquele mal-estar entre os colegas. Pense que essa forma de agir pode impactar diretamente na sua imagem profissional dentro do ambiente corporativo.
Confira a seguir algumas dicas para minimizar discussões no ambiente de trabalho quando alguns pontos de vista se divergem:
Use o respeito e a escuta a seu favor
Como dito anteriormente, o respeito está totalmente ligado ao ato de escutar. O verbo escutar está ligado ao ato de ouvir com atenção. Ou seja, só porque a opinião do colega não é a mesma que a sua, não quer dizer que você não deva parar para entender, trocar ideias e respeitar. Lembre que escutar é diferente de ouvir! Já ouviu essa frase? Por isso ouça com atenção, escute e respeite.
Use a Empatia
Segundo o dicionário, empatia é a capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. Ela nos ajuda a compreender as razões, opiniões que talvez você não tomaria ou teria.
No trabalho por exemplo, para compreender melhor o seu cliente e entender suas necessidades é preciso ter empatia. Comece da pequena ação para a maior – veja o que é possível entender mais facilmente quando uma pessoa discorda de sua opinião. Para usar a empatia agregue a escuta ativa, como mencionado acima, e reflita sobre as intenções do outro antes de querer expor a sua opinião.
Tenha Autocontrole
Não se deixe abalar ou se contaminar emocionalmente quando houver discussões mais enérgicas sobre assuntos diferentes. A racionalidade neste momento é a melhor forma de manter o autocontrole.
Argumente com fatos
No momento em que estiver mostrando seu ponto de vista, verbalize com argumentos de forma serena. De preferência também para embasados em dados mensuráveis. Assim a outra pessoa que está conversando com você poderá concordar com o ponto de vista levantado.
Lembre-se que com consciência e bom senso todo ponto de vista pode ser exposto, compreendido e bem conversado. A autoconfiança se firma quando que você consegue argumentar de forma segura e defender o ponto de vista levantado.
Te proponho então a começar a agir. Pense em uma pessoa que você tenha mais facilidade de se relacionar e que quando você expõe suas opiniões, você fica mais tranquilo, apesar das opiniões serem diferentes. Comece a praticar com ela a sua escuta. Reflita sobre a opinião que ela lhe apresenta. Além disso, use a empatia para compreender o porquê da opinião ser diferente da sua. Assim ficará mais fácil argumentar e chegar em um consenso.
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