Ser líder é sinônimo de sucesso?

Essa é uma boa pergunta. Será que ser líder é sinônimo de sucesso?

Sabe quando uma pessoa fala que para ter sucesso na carreira a pessoa precisa assumir um cargo de liderança? Pois é, mas com qual embasamento ela te contou isso, ou até mesmo, acredita nisso?

Para ter sucesso a liderança é a da sua vida! Olha ai o que vou te contar.

Vou fazer relação entre esse tema e do outro  artigo que escrevi sobre qual óculos as pessoas usam, se buscam ficar em sua zona de conforto ou fazer as coisas acontecerem. Pois da mesma maneira que é necessário buscar ações que mudem o dia a dia rumo a um objetivo, é preciso ser líder de sua própria vida.  Falo isso, pois muitas pessoas acreditam que a felicidade está em alcançar algum cargo de liderança em alguma empresa, em alguns casos nem é isso que elas buscam realmente ser, muitas são felizes naquilo que fazem e fazem muito bem, entretanto a velha melodia que chega aos seus ouvidos é a de que quem não cresce em uma companhia é um “Zé Ninguém” e que quem fica muitos anos em uma mesma posição/função e não alcança a liderança de uma equipe não tem sucesso. Mas será que isso é tão real assim? O que as pessoas precisam perceber é que atualmente com essa vida tão corriqueira se passa mais tempo dentro da empresa, convivendo com colegas de trabalho e com a rotina de atividades, do que em suas casas e com suas famílias e por isso há a necessidade de se sentir satisfeito em seu trabalho.

Gosto muito de trabalhar com os conceitos que as pessoas têm sobre as palavras. Em todos os meus processos de desenvolvimento sempre pergunto o que determinada palavra representa para meu cliente, pois é somente com esse conceito que eu conheço o mundo dele! Por isso, afirmo com toda certeza que a palavra sucesso pode representar diferentes coisas para cada um que ler esse artigo e diante disso questiono:

– O que é melhor fazer? Buscar ser feliz naquilo que se faz com talento, vocação, maestria, felicidade e alegria? Ou buscar incessantemente algo que pode preencher o  bolso, mas não o vazio que possivelmente possa permanecer por não fazer aquilo que lhe traga prazer, pois é algo que o nosso mundo capitalista impõe somente para ter determinado status?

É… imagino que deva ser completamente desafiador responder essa pergunta, porém volto ao que pode ser a pedra mais preciosa e que depende exclusivamente de você: Lidere a sua vida em prol daquilo que você acredita. Se você deseja continuar operacionalizando máquinas, sendo fotógrafo, motorista, pedagogo, escritor, ou qualquer outra profissão e não tem real interesse por cargos de liderança, siga sua carreira liderando-a de uma maneira única, pois os ganhos são para você mesmo, caso queira ser líder, desenvolva-se e trabalhe para isso também.

O sucesso depende de como você fará a gestão dos recursos necessários para alcançar algum objetivo em sua vida! Tenho certeza que o conceito que você tem sobre liderança lhe ajudará a conquistar muitas metas novas, pois você é capaz de olhar para sua vida e geri-la da melhor maneira possível, afinal de contas ela é TODA sua!