Até que momento é interessante mudar de carreira?

mudar de carreira

Quando passamos por mudanças, é inevitável que elas nos causem alguns medos, receios, insegurança e dúvidas. Mesmo assim, a tendência é que as pessoas tomem coragem e sigam em frente, apesar de todos esses sentimentos. Ao mudar de carreira, o processo é o mesmo! Surgem as mesmas inseguranças, medos e dúvidas. Então como saber se é o momento certo?

Para saber se já chegou a hora, é necessário pensar sobre o que levou você a ter esse desejo.

– O que te levou a querer fazer essa transição de carreira?

Muitos fatores podem ter contribuído para sua vontade de mudar de carreira.

Eles podem estar ligados à infelicidade no trabalho, ao gestor, ao ambiente ou a relacionamentos desgastados. Ou ainda você pode ter descoberto que o papel que desempenha não condiz com o seu objetivo de vida. Talvez você tenha começado a trabalhar na área não porque era sua paixão, mas por alguma influência, ocasião ou ambição.

Nesses casos, a dica é analisar bem esse motivo, olhar para sua história e revisar o que você fez até agora na sua carreira. Muitas vezes, é difícil fazer isso sozinho!

Por isso, é interessante procurar um profissional como o Coach, que poderá ajudar na reflexão sobre a situação e orientar para um novo direcionamento.

Esse processo é importante porque a insatisfação mostra a falta de prazer no desempenho da atividade. Portanto, não basta somente decidir mudar de carreira e continuar fazendo algo que você não gosta.

A sua carreira precisa ser revista nesse momento!

– Avalie: qual o seu propósito de vida?

Outra dica muito importante é mudar de carreira apenas se isso estiver de acordo com o seu propósito de vida.

Para isso, ter autoconhecimento e saber aonde você quer chegar é fundamental. Identifique suas habilidades e veja quais delas poderão ser usadas na nova carreira. Assim você terá mais segurança ao migrar!

Caso não tenha todas as habilidades que precisa ainda, converse com pessoas que atuam nessa carreira e entenda melhor o que é necessário para desenvolvê-las.

Além disso, lembre-se de que o salário não deve ser analisado como fator isolado. A remuneração pode se adaptar à sua realidade futura, mas as demais insatisfações podem permanecer.

Fazer o que não lhe traz prazer não irá mudar por causa de salário!

– Como aproveitar esse momento da melhor forma?

Aproveite essa oportunidade para começar uma nova rede de networking, que futuramente poderá ser útil!

Também pense que toda mudança gera um período de adaptação, de revisão de prioridades e de custos que precisam ser considerados.

É necessário ter mais informações sobre como essa migração impactará sua vida financeira e, assim, você poderá se planejar para fazer essa transição de maneira gradual ou imediata, por exemplo.

– Como o coaching pode te ajudar a mudar de carreira

O coaching trabalha com a descoberta do propósito de vida dos coachees (clientes). Com esse auxílio, é garantido que você terá um direcionamento de vida mais seguro e confiante.

O coaching pode te ajudar nessa construção e transição. É possível saber o que realmente você deseja, fortalecer seus talentos, desenvolver novas habilidades, identificar seu propósito de vida e planejar o seu trajeto.

Quer saber mais? Acesse o canal da Viva e assista ao nosso vídeo sobre como lidar com processos de mudança.