Tudo o que você sempre quis saber sobre coaching a distância

coaching a distância

Você sabia que o coaching a distância pode ser mais eficaz do que o presencial?

Assim como várias atividades do nosso dia a dia, o coaching também começou a ser influenciado pela tecnologia e pela internet. Aproveitando a facilidade de comunicação entre pessoas de diferentes lugares, o coaching adquiriu novas formas e possibilidades!

Hoje é possível encontrar processos de coaching a distância em que coach (treinador) e coachee (cliente) realizam suas sessões virtualmente. Mas a pergunta que sempre surge é: como isso funciona?

Vamos responder algumas perguntas cruciais sobre essa possibilidade que vão te ajudar a entender melhor como funciona esse processo. Veja só:

  • Como funciona o coaching a distância?

O processo de coaching a distância varia de profissional para profissional. As sessões podem ser, por exemplo, semanais e com duração de 1h, como acontece aqui na Viva.

Assim, coach e coachee escolhem uma ferramenta para se comunicarem e fazerem a sessão por meio dessa plataforma (como Skype, por exemplo), com o auxílio de todos os recursos disponíveis.

Normalmente, os encontros são sempre no mesmo dia da semana, já que isso exige um comprometimento de ambos os lados para que as sessões aconteçam.

O processo dura em média três meses.

  • A qualidade do coaching a distância é a mesma?

Muita gente se pergunta sobre a qualidade do atendimento online.

A verdade é que a qualidade é a mesma de um coaching presencial, porque as ferramentas do coach já são preparadas para esse tipo de atendimento.

A diferença é que vocês não se encontrarão presencialmente. No entanto, o coach poderá te “tocar” de outras formas, através do seu conhecimento e suas técnicas.

O coach pode trabalhar com o que você mais precisa naquele momento para concretizar seu objetivo. Ou então vai ajudar a identificar seus pontos fortes e fracos e mobilizá-los para ações e resultados positivos.

Ele pode ajudar ainda a identificar se você se autossabota ou se você está numa zona de conforto, por exemplo, e te auxiliar a encontrar seu propósito de vida.

  • O que eu ganho fazendo coaching a distância?

As vantagens de fazer coaching a distância são várias.

Uma delas é que você poderá contar com esse profissional mesmo que ele não more na sua cidade ou no seu Estado. Essa distância física, então, não vai te impedir de contar com o melhor atendimento que você precisa.

Além disso, o atendimento é otimizado, porque você não perde tempo pra se deslocar e evita gastos com isso. Com a correria do dia a dia, isso pode ser um fator crucial na sua rotina!

Outra vantagem é que com a tecnologia o coach pode compartilhar materiais, slides, vídeos, telas e fotos no momento do atendimento. Isso pode ilustrar a conversa e deixá-la ainda mais interativa.

  • O que posso perder fazendo coaching a distância?

Em um processo presencial, existem alguns elementos que ajudam o coach a avaliar seu coachee, como a linguagem corporal, por exemplo.

Há quem diga que no processo a distância isso se perde. Mas na verdade as novas tecnologias dão uma “mãozinha” nesse ponto. Com tantas ferramentas como Skype e Hangout, em que é possível fazer chamadas de vídeo, o encontro é praticamente “face a face”.

Portanto, o coach conversa com o coachee, enxerga ele e consegue ler seu corpo e suas reações também. Assim, essa “frieza” que muitos esperam do coaching a distância deixa de existir.

  • Os resultados serão os mesmos?

Os resultados do coaching estão muito mais ligados ao comprometimento do que ao tipo de encontro.

O coaching é um processo de desenvolvimento que usa técnicas para identificar, planejar e promover a melhoria contínua em relação ao objetivo da pessoa.

Portanto, o coaching a distância não influencia de forma negativa nos resultados do processo. Independente da forma que as sessões forem realizadas, o coachee vai precisar estar focado e comprometido com o processo, suas tarefas e reflexões.

Quer saber mais sobre o coaching a distância? Consulte a Viva!