Como construir um bom relacionamento com o chefe

bom relacionamento com o chefe

Ter um bom relacionamento com o chefe pode ser uma tarefa mais simples do que parece.

Quando você ingressa no mercado de trabalho, você percebe que a maior parte do seu tempo será na empresa que você está atuando. E claro que você nota que estar em um bom ambiente de trabalho, com clima organizacional favorável, vai fazer com que seu dia seja mais produtivo e prazeroso. Outro fator extremamente importante e que impacta diretamente nesse ambiente é o gestor. Por isso, construir um bom relacionamento com o chefe é fundamental.

Através de uma boa relação, você terá a possibilidade de desenvolver bem suas atividades e ter mais visibilidade diante do seu desempenho, e isso impactará diretamente no fluxo de resultados para a área, para empresa e principalmente para você.

Quando você está fazendo uma tarefa em grupo na empresa, você prefere ter colegas engajados no propósito da atividade ou colegas que são aqueles chamados de “braço curto”? A resposta com certeza é ter colegas engajados, que proponham soluções.

O exemplo acima citado ilustra que seu chefe pensa a mesma coisa de você. Você e ele estão na empresa por um objetivo comum: trazer resultado para a companhia.

Perfis de empregados que são proativos, fazem acontecer e propõem soluções irão se destacar. Isso porque além de contribuir com efetividade e maior agilidade das tarefas, o chefe terá menos trabalho e tudo fluirá melhor. Então, faça seu trabalho além do “arroz com feijão”, ele provavelmente ficará impressionado e sempre contará com você.

Na prática: construindo um bom relacionamento com o chefe

relacionamentos no trabalho

Para manter um bom relacionamento com seu chefe é extremamente importante que você identifique qual é o perfil dele. Se ele é mais racional, prático, detalhista, mais formal ou informal, se você precisa ser mais político com ele etc. Dessa forma você poderá modelar a sua comunicação ao levar as suas entregas para ele.

Não adianta querer contar histórias para um chefe que tem um perfil prático e racional. Você precisa levar fatos, dados e números. Assim como, para um chefe mais detalhista, você precisa de uma riqueza de detalhes para que ele entenda o que você está apresentando, por exemplo.

Conhecer o perfil do seu chefe também lhe ajudará a perceber quais são as expectativas dele sobre você profissionalmente.

Respeitar os limites dos papéis que cada um exerce no ambiente de trabalho é importante. O chefe tem o papel de liderar, estar à frente da área, e o liderado deve respeitar esse papel.

Em alguns casos, percebe-se que chefes assumem atividades da equipe, sem se preocupar em ensinar. Eles preferem sair fazendo porque acreditam que será mais fácil. E tem membro da equipe que, às vezes, passa por cima da hierarquia para concluir uma atividade, falando diretamente com o chefe do seu líder. Os papéis ficam perdidos e o conflito pode iniciar.

Com certeza quando você colocar em prática parte das dicas acima, você começará a construir um elo de confiança. Isso também fará com que seu chefe confie mais no seu trabalho, e além disso, em você como profissional. Pense nisso!

Viva Desenvolvimento Humano – se conheça melhor e tenha melhores resultados

Identificar perfis, se comunicar de acordo, definir as melhores ações e construir um relacionamento nota 1000 com seu gestor e equipe é extremamente necessário dentro da empresa. Por isso, é necessário se conhecer melhor e olhar para seus pontos fortes. Assim você consegue torná-los cada vez mais robustos para atingir resultados excepcionais.

A Viva te ajuda a identificar seus valores, seus pontos fortes e fracos, sabotadores que colocam você em armadilhas e motivadores para impulsionar positivamente seu desempenho. Conheça nossos serviços e encontre a solução que falta para seu desenvolvimento profissional.