Qual é o momento certo para pedir uma promoção?

pedir uma promoção

Se você quer pedir uma promoção, saiba se é o momento certo!

Quando estamos há algum tempo em um mesmo cargo, uma pergunta que pode surgir é: será que este é o momento de pedir uma promoção?

A verdade é que muitos fatores influenciam nessa decisão. Surgem também muitas dúvidas, entre elas sobre a visão do seu gestor. Como ele lidará com o fato de você se antecipar a uma decisão que é cabível a ele tomar?

Para que você não se arrependa desta decisão, é necessário refletir sobre alguns pontos. A Viva vai mostrar alguns deles para te ajudar a decidir sobre o momento certo de pedir uma promoção. Veja só:

– Considere fatores externos

Conhecer e saber como está a saúde financeira da sua empresa é importante ao começar a pensar em pedir uma promoção. Por isso, entenda como o mercado e a economia do país estão se comportando e como isso impacta no faturamento da empresa.

Por exemplo, saia do senso comum de que a crise foi péssima para todos. Algumas empresas se beneficiaram com a crise, como as que prestam serviço em otimização de dinheiro ou as de experiência do consumidor. Por isso, pesquise sobre o momento da empresa, o perfil dos donos e presidentes e verifique se a empresa está atingindo metas.

A promoção só pode acontecer caso a empresa esteja lucrando. Isso porque a promoção é vista como um investimento extra, que talvez não estava orçado no planejamento financeiro.

– Veja também os fatores internos

Concordar e internalizar os valores da empresa é importante ao solicitar uma promoção.  Afinal de contas, o desejo é de crescer dentro de uma empresa na qual você acredita e concorda com o que ela prega e vende.

– Identificar o momento certo para solicitar uma promoção

Depois de analisar os fatores externos e internos, é necessário averiguar qual a visão que seu gestor tem de você. Às vezes ele dá sinais de que você está em um bom momento e a promoção será questão de tempo.

Nesse caso, a paciência é uma virtude que precisa ser aplicada!


– Entender qual é o perfil do seu gestor

Saber qual é a conduta do seu gestor é de extrema importância ao pedir uma promoção. Se seu gestor for do perfil ditador (aquele que dita as regras e sempre acredita que está certo), solicitar uma promoção será encarado como ofensa.

Já se ele for do perfil amigável, uma opção é bater um bom papo. Nele, você deve embasar-se em fatos, para que você consiga expor suas necessidades

– Avalie seus maiores fatores de diferenciação e qualidades

Para que você seja promovido, é necessário mostrar que o que você faz é feito com excelência. Por isso, ao solicitar uma promoção, evidencie os projetos e atividades implementados por você e que contribuíram para o crescimento do departamento e da empresa.

Seu gestor deve saber também quais são as suas qualidades e as competências que você precisa desenvolver. Ao solicitar uma promoção, ele pode identificar e sugerir algumas evoluções.

Por isso, instigar um feedback é positivo. Assim você não precisará esperar o dia de pedir a promoção para ouvir que precisa melhorar algo.

Independente do cargo que você ocupa e deseja ocupar, você precisa ter em mente que: “as demandas que eu executo são feitas com excelência e eu preciso alçar novos desafios.” 

Muitas vezes, quando seu trabalho é bem feito, as pessoas enxergam valor nele. Elas também entendem que você está preparado para assumir um novo cargo.

Portanto, analise e reflita sobre os pontos abordados aqui. Com certeza você conseguirá identificar se este é o momento certo para pedir uma promoção. Além disso, se sentirá confiante para tomar tal decisão.

A Viva Desenvolvimento Humano pode lhe ajudar a estabelecer objetivos para alcançar seus desejos. Caso tenha se identificado com essa situação e precise de auxílio para conquistar novos desafios, entre em contato com a gente!