Entenda a diferença entre Líder e Gestor

líder e gestor

Há uma grande diferença entre ser líder e gestor. Saiba qual!

Você se lembra do artigo que postamos sobre Espírito de Liderança? Falamos sobre como um líder inspira a equipe e sem um mínimo esforço ele é seguido. Pois é, se você leu aquele artigo vai ficar muito mais fácil entender a diferença entre líder e gestor!

Líder e Gestor – Definições

O gestor é preocupado com os processos, com as atividades e com o comando da equipe pela sua própria opinião, e as pessoas o seguem simplesmente por ele ser chefe. Já o líder não: ele tem a capacidade de engajar a equipe em busca dos objetivos comuns, ele é tão bem visto, que as pessoas não o seguem apenas pela forma como ele se preocupa com cada um, mas pela maneira como ele consegue aproveitar os talentos e obter sucesso perante as estratégias da empresa.

A equipe tem orgulho em ter um líder que se preocupa com o bem-estar do funcionário, tanto pessoal como profissional, que entende as dificuldades e desenvolve cada pessoa olhando para as limitações como algo normal e passageiro e apresentando uma nova situação em que será possível ele participar e aplicar o que aprendeu.

Ser líder é muito melhor! (E mais eficiente)

O Líder cria oportunidades de desenvolvimento e valoriza cada progresso atingido. Ele aproveita os talentos e os pontos fortes de cada um e ajuda a ampliá-los cada vez mais.

Um bom líder é capaz de perceber como cada integrante da equipe funciona. Ele identifica como é o perfil de cada um e age de acordo, motivando e mobilizando facilmente para a execução das atividades.

Dessa forma, o líder é ouvido e seguido sem nenhum esforço. A equipe está pronta para enfrentar desafios e apoiá-lo até nos momentos difíceis. E assim como ele é ouvido, ele compartilha ideias e escuta o que cada um tem a agregar.

Um bom Líder deixa um legado!

O gestor é extremamente importante para a companhia. Quando existe um gestor que é líder, a área que ele atende é extremamente sortuda, pois ele tem as competências ideais para estar na linha de frente. Mas existem casos em que um líder não é gestor e um gestor não é um líder!

O mais complicado é quando um gestor não é líder. Isso porque hoje são as pessoas que trazem os resultados para empresa e saber inspirá-las é essencial para uma excelente performance. Se o gestor ainda não é um líder, pode ter dificuldades para gerir seu time.

O mais legal é: se um gestor que ainda não é líder deseja se tornar um, ele pode buscar ferramentas para se tornar.

O processo de Coaching é uma boa escolha para efetivar essa junção. E mais: ele poderá se tornar um líder coach, colocar em prática habilidades de um líder e aplicar seu conhecimento do coaching junto à sua equipe, deixando-a mais fortalecida e madura.

Quer saber como o coaching pode te ajudar? Conheça a Viva.